Pesquisar este blog

13.1.19

Emoções



Sabe sempre me sinto péssima quando brigo com alguém até conseguir fazer as pazes.
Um dia tava me sentido tão mal com umas coisas que aconteceram que por mais que eu lesse,
discursos, citações inspiradoras e fosse aconselhada por amigos ou lesse outras coisas, não me sentia bem. Tive pensamentos realmente ruins e uma sensação ruim que não passou até conseguir falar com a pessoa que tinha brigado. Falei como realmente estava me sentindo e tivemos um dialogo calmo e de compreensão mutua. Após me senti infinitamente melhor.

Me questiono como é possível que minhas emoções tenham minado tão completamente minha inteligência e meu bom senso. 

Sei que preciso ter mais inteligencia emocional e que podemos aprender a controlar nossas emoções. Mesmo que sejamos essencialmente seres emocionais saber dominar a emoção sem nega-la mas compreendendo  e sabendo  contornar  me parece um conhecimento essencial não só para sermos felizes como também para fazermos mais felizes as pessoas a nossa volta.
Já li em algum lugar que essa é uma habilidade que pode ser aprendida. Mas também sei que simplesmente ler sobre pode não trazer resultados realmente significativos.

Como um  membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias acredito que ler as  escrituras e orar ajuda de uma forma realmente significativa, mais até mesmo que o próprio estudo do comportamento.

 No entanto sabemos que devemos buscar conhecimento. E que compreendemos a nós mesmo apenas ajuda a tomar melhores decisões.

Assim decidi reunir algumas pesquisas.

Esse é o primeiro site que vi sobre o assunto como gostei bastante decidi  colocar o link :
Por que as emoções nos influenciam mais do que a razão?  (Não se preocupe abrirá em outra pagina)

Na Igreja também se fala sobre isso e existe esse cuidado com relação aos membros. Basta uma busca rápida no site da Igreja :
 ou em outras fontes  para encontramos diversos recursos que nos auxiliam.

Estava pensando que talvez esse seja um dos desafios dessa vida sobrepujar nossas emoções pra agir de modo a alcançar o objetivo desejado. 
Lembro de uma citação que diz:

AQUELE QUE DOMINA OS OUTROS É FORTEAQUELE QUE DOMINA A SI MESMO É PODEROSO.     

Lao Tse

Realmente acredito que o autodomínio é uma grande virtude  e como virtude significa poder  acredito que autodomínio trás um grande poder pessoal e espero um dia conseguir desenvolve-lo.

Recentemente vi um vídeo no face que falava sobre isso. 

Bem,  vou continuar minhas pesquisas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário