Pesquisar este blog

5.3.19

Bebidas a base de cola. Vale mesmo apena pensar sobre isso?

Gostaria de antes de tudo fazer uma observação. Esse post não é sobre isso ser uma doutrina oficial da igreja. Por que realmente não é. É no entanto um convite a ponderação sobre a inclusão dessa substância a sua sua lista pessoal de coisas que contrariam a palavra de sabedoria.  Usando revelação pessoal  e seu poder de escolha uma vez que sabemos que a palavra de sabedoria inclui não somente o que está oficialmente citado mas tudo aquilo que prejudica nosso corpo e consequentemente nosso espirito.
Acredito que se realmente quisermos receber todas as maravilhosas promessas da palavra de sabedoria devemos nos preocupar em abstermo-nos de tudo aquilo que sabidamente leva ao vicio e destrói  nosso tempo terreno.
Reuni algum material que acho relevante levar em consideração diante dessa ponderação.
Isso foi o que pude obter até agora.


Heber J. Grant, Presidente da Igreja, Conference Report, April 1922, p. 165


"O Chefe do Departamento de Saúde, Dr. Beatty, pediu-me para dizer aos Santos dos Últimos Dias que existem mais ingredientes prejudiciais na Coca-Cola do que existem no café. E digo aos Santos dos Últimos Dias e é meu direito dizê-lo, porque vocês cantaram quando esta conferência começou:

"Graças damos, ó Deus, por um profeta  
Que nos guia no tempo atual
Por mandar-nos a luz do evangelho 
Nossas almas livrando do mal. 
E graças por todas as bênçãos, 
Que promanam de ti sobre nós
Queremos contentes servir-te 
E fiéis atender tua voz”. 

Agora, se vocês compreendem isto, eu não vou lhes dar nenhum mandamento, mas vou lhes pedir isto como um favor pessoal e individual a mim; para deixarem a Coca-Cola. O Senhor não quer que vocês usem qualquer droga que cria um apetite por si própria".

Link para ver o discurso original: 

Conference Report 1922 pag 166 <---link

Conference Report, 1880–2011<--link

http://scripturetools.net/ (esse site é maravilhoso) <--link

 

__________________________________
______________________________________

Joseph Fielding Smith, presidente da Igreja, Improvement Era,September 1966, p. 766-767<--link


"Pessoalmente, eu não tenho conhecimento com relação ao conteúdo das bebidas com Cola e portanto não posso dar um conselho perito. Contudo, eu tenho a declaração de um hábil químico, que as bebidas com Cola possuem cafeína, o elemento tão dominante no café e outros estimulantes. Há uma coisa que eu sei, contudo: esta bebida estimulante não é servida em meu lar, e não importa onde eu esteja; pessoalmente eu a evito. Numa revelação ao Profeta Joseph Smith foi dado a conhecer em sua época que esses dois estimulantes (café e chá) foram incluídos, mas que a revelação não era limitada neste conselho a apenas estas duas bebidas. Se os membros da Igreja gastassem algum tempo para ler cuidadosamente o que o Senhor disse-lhes na Palavra de Sabedoria, seção 89 de D&C, e então ouvissem essas declarações, eles seriam grandemente beneficiados".

September 1966, p. 766-767<--link

Improvement Era<--link


________________________________________________________________

Spencer W. Kimball Presidente da Igreja, Teachings of Spencer W. Kimball, p. 202


"Eu não bebo nenhuma bebida que possua Cola e minha esperança pessoal é que ninguém o faça." 

Spencer W. Kimball made his own and the Church's view of cola drinks clear:

I never drink any of the cola drinks and my personal hope would be that no one would. However, they are not included in the Word of Wisdom in its technical application. I quote from a letter from the secretary to the First Presidency, 'But the spirit of the Word of Wisdom would be violated by the drinking or eating of anything that contained a habit-forming drug.' With reference to the cola drinks, the Church has never officially taken any attitude on this at but I personally do not put them in the class as with the tea and coffee because the Lord specifically mentioned them [the hot drinks].
Google tradutor
Eu nunca bebo nenhuma das bebidas de cola e minha esperança pessoal seria que ninguém faria. No entanto, eles não estão incluídos na Palavra de Sabedoria em sua aplicação técnica. Cito uma carta do secretário da Primeira Presidência: "Mas o espírito da Palavra de Sabedoria seria violado pelo consumo ou consumo de qualquer coisa que contivesse uma droga formadora de hábitos". Com referência às bebidas de cola, a Igreja nunca tomou nenhuma atitude oficial sobre isso, mas eu pessoalmente não as coloquei na aula como no chá e no café, porque o Senhor especificamente as mencionou [as bebidas quentes]
Obs.:Não confundam esses dois livros
Teachings of Spencer W. Kimball (pesquisa google)<--link

Bruce R. McConkieMembro do Quorum dos Doze ApóstolosMormon Doctrine, p. 845 


"... Contudo existem muitas outras substâncias que exercem um efeito prejudicial ao corpo humano, apesar de não serem especificamente proibidas na Palavra de Sabedoria. Certamente a utilização de bebidas com Cola, apesar de não incluídas dentro do padrão aqui estabelecido, estão em violação ao Espírito da Palavra de Sabedoria. Drogas prejudiciais de qualquer natureza estão na mesma categoria".   
________________________________________________________________________

Boletim do Sacerdócio Fevereiro de 1972 Manual de D&C página 209

"Que podemos dizer das bebidas que contêm drogas que levam ao hábito, ou cafeína, como as que contêm cola? Embora os refrigerantes não sejam mencionados especificamente na Palavra de Sabedoria, uma declaração oficial dos líderes da Igreja afirma o seguinte: "Com relação às bebidas contendo cola, a Igreja nunca tomou uma posição oficial nesse sentido, mas os líderes tem advertido, e nós o fazemos também agora, CONTRA o uso de bebidas que contêm substâncias prejudiciais que causem o hábito de seu uso. Todas as bebidas que causam dano ao organismo devem ser evitadas”. 







Infelizmente não achei o manual do aluno em PDF. Mas eu tenho em casa 

e gostaria de fazer algumas outra referências a essa aula da seção 89.



Videos:

No jornal<--link
No Jornal 2<--link

Sites:




Referências:






"18 E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos;
19 E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos;
20 E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão.
21 E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará. Amém."

Sobre o assunto também acho interessante a ponderação sobre a introdução da  

Seção 88 de D&C<--link

Uma Palavra de Sabedoriapara o benefício do conselho de sumos sacerdotes, reunido em Kirtland, e da igreja e também dos santos de Sião —
Para ser enviada como saudação; não como mandamento ou coerção, mas como revelação e palavra de sabedoria, manifestando a ordem e a vontade de Deus quanto à salvação física de todos os santos nos últimos dias —
Dada como princípio com promessa, adaptada à capacidade dos fracos e do mais fraco de todos os santos, que são ou podem ser chamados santos.
Eis que, em verdade, assim vos diz o Senhor: Devido a maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração de homens conspiradores nos últimos dias, eu vos adverti e previno-vos, dando-vos esta palavra de sabedoria por revelação —


Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são conhecidos por seu estilo de vida saudável. O plano de saúde da Igreja foi escrito pela primeira vez em 1833 pelo Presidente Joseph Smith, e ele o apresentou aos membros especificamente como uma revelação de Deus. Hoje, os santos dos últimos dias referem-se a essas diretrizes de saúde como “a Palavra de Sabedoria” (Doutrina e Convênios 89).


Dentre os termos do código de saúde estão: não ingerir bebida alcoólica, não fumar ou mascar tabaco e não ingerir “bebidas quentes” — que acreditamos ser especificamente chá preto e café. As “ervas salutares” e as frutas e grãos são especificamente recomendados. A carne é para ser usada “parcamente”. A Igreja também interpreta o mau uso de drogas — ilegais, legais, prescritas ou controladas — como violação do código de saúde.
“O código de saúde (…) recebido há mais de cem anos reflete com exatidão as recomendações que são feitas atualmente pelo mundo científico com relação à melhoria da saúde e a manutenção da qualidade de vida”, afirma Ted Adams, Ph.D., diretor do programa no LDS Hospital Fitness Institute em Salt Lake City.
Um estudo de quatorze anos feito pela UCLA em 1997 monitorou a taxa de mortalidade e as práticas saudáveis de 10.000 membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Califórnia. Resultados Específicos: Os membros da Igreja que seguiram o código da saúde tiveram a menor taxa de mortalidade relacionada a câncer e doenças cardiovasculares dos Estados Unidos — quase metade do que a da população em geral. O estudo também indicou que os membros da Igreja que seguiram o código tiveram uma expectativa de vida de oito a onze anos maior do que a população branca dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário