Pesquisar este blog

22.4.20

Kató Lomb, A fórmula para aprendizado de idiomas.



A fórmula secreta da poliglota húngara para o aprendizado de idiomas

Quando Kató Lomb se formou PhD em física e química, ela sabia o que ia fazer a seguir: ela ensinaria inglês. O único problema? Ela primeiro precisou aprender a falar inglês.
Naquela época, Lomb tinha mais de vinte anos e falava húngaro, um pouco de francês e um pouco de latim - um feito notável na Europa do início do século XX. Nas duas décadas seguintes, ela se tornou uma das primeiras intérpretes do mundo, dominou 16 idiomas e ganhou uma compreensão básica de mais 11. Tudo através do auto-estudo.
Qual era o segredo de Kató Lomb?

A fórmula por trás do sucesso do aprendizado de idiomas de Kató Lomb

Kató Lomb não acreditava no talento inato da linguagem. Afinal, até os vinte e poucos anos, até seus pais decidiram eliminá-la da lista daqueles capazes de dominar uma língua estrangeira.
Em vez disso, ela expressou o aprendizado de idiomas em uma equação simples, com motivação e tempo investido no numerador, e inibição no denominador (o medo de ser desajeitado).
Quanto mais forte a motivação dentro de nós, e quanto mais suprimimos a inibição, mais rapidamente adquirimos a linguagem.

Tempo: Aproxime o aprendizado de idiomas com coragem e perseverança

Em vez de ingressar em uma escola de inglês, um luxo durante a Grande Depressão, Lomb voltou-se para o estudo individual. Ela encontrou um romance escrito em inglês e seguiu com nada além de um dicionário inglês-húngaro ao seu lado.
Dentro de uma semana, ela estava intuindo o texto; depois de um mês, ela entendeu; e depois de dois meses, ela estava se divertindo com isso.
A primeira tradução técnica de Kató Lomb para um laboratório farmacêutico local foi recusada com uma nota de que "quem fez isso deve ter sido uma pessoa corajosa!", Mas ela perseverou e conseguiu encontrar um emprego de professora no final. Com base em um ditado latino, adage docendo discimus (aprendemos ensinando), ela ensinou apenas uma ou duas lições à frente de seus alunos:
Espero que minha energia e entusiasmo compensem o que me faltava em conhecimento lingüístico. - Kató Lomb, poliglota: como aprendo idiomas
Independentemente dos recursos disponíveis, não importa quão limitadas sejam suas oportunidades, se você se apegar ao aprendizado regularmente, os resultados chegarão.

Motivação: torne o aprendizado tão interessante que você não pode parar

À medida que ela desenvolvia seu método e aprendia cada vez mais línguas, Lomb percebeu rapidamente que interesse e motivação são fundamentais para um aprendizado bem-sucedido .
Deveríamos ler porque são os livros que fornecem conhecimento da maneira mais interessante e é uma verdade fundamental da natureza humana buscar o agradável e evitar o desagradável. A maneira tradicional de aprender uma língua [...] dificilmente pode servir como fonte de alegria. Nem provavelmente será bem sucedido.
Até Lomb estava entediada com diálogos fabricados de livros tradicionais, então ela seguiu seu novo método de abordar a literatura real que ela achava pessoalmente envolvente: histórias de detetive, romances e até manuais técnicos, desde que ela os achasse interessantes.
Ao escolher textos que o atraem, você não pode evitar aprender algo do idioma, pois não pode descansar até saber quem é o assassino ou se a garota diz 'Sim!' No final. 

Inibição: aceite falhas e não se esforce pela perfeição.

Ao longo de sua vida, Kató Lomb nunca se deixou levar por erros e falhas, e nunca se esforçou pela perfeição. "A linguagem é a única coisa que vale a pena conhecer mesmo mal", afirmou.
Em 1941, Kató Lomb começou a aprender uma segunda língua: russo. Mas quando ela conseguiu passar para uma leitura mais interessante, era 1943, e a Hungria era alvo de bombardeios diários de tapetes.
Kató Lomb absorveu Dead Souls, (Almas Mortas) de Nikolai Gogol* como uma enciclopédia e fez rápido progresso como resultado das horas passadas no abrigo antiaéreo, mas ela teve que adaptar sua metodologia. Afinal, consultar um dicionário inglês-russo em um abrigo fascista dificilmente seria aceitável.
Isso a levou ao primeiro aprimoramento de sua técnica de auto-estudo: ignore com ousadia expressões raras e complicadas nas primeiras leituras. Afinal, o que nos lembramos melhor é o que descobrimos a nós mesmos a partir do contexto.
É muito mais problemático se o livro ficar sem sabor em nossas mãos devido às muitas interrupções do que não aprender se o inspetor observar o assassino por trás de um blackthorn ou um hawthorn (espinheiro-negro ou espinheiro-alvo) .
Para se manter motivado e evitar o esgotamento, não procure todas as expressões que o intrigam e, em vez disso, use o contexto para entender um texto ou conversa.

Sair e fazer coisas

Terminarei com uma das dez sugestões de Kató Lomb para o sucesso do aprendizado de idiomas , que abrange todos os três conceitos que abordamos:
VIII)  Uma língua estrangeira é um castelo. É aconselhável cercá-lo de todas as direções: jornais, rádio, filmes que não são dublados, documentos técnicos ou científicos, livros didáticos e o visitante do seu vizinho.  (Eu poderia incluir aqui missionário também. 😉)
Com a abundância de recursos disponíveis para nós hoje, é importante não perder muito tempo pesquisando aplicativos e livros didáticos e escolher alguns dos que mais gostamos. Isso não significa, no entanto, que você deve se limitar a uma única fonte.
Atacar o idioma de muitas maneiras diferentes torna o aprendizado divertido (motivação!), Permite que você aprenda algo todos os dias (Tempo de contato!) E garante que você não fique frustrado com a falta de progresso em uma única habilidade (inibição!).
Tente integrar o aprendizado a tudo que você faz. Saia, divirta-se e aprenda o idioma como ele é realmente usado, sem a sensação de passar horas laboriosas estudando em sua mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário