Pesquisar este blog

5.8.19

Epístolas Paulinas



  As 14 epístolas de Paulo encontradas em nosso atual Novo Testamento foram escritas para membros da Igreja que já tinham algum conhecimento do evangelho. Elas não eram evangelísticas (Ou seja não tinham a intenção de pregar o evangelho aqueles que não o conheciam); Pelo contraio elas eram de natureza reguladora ( Eram para regularizar os assuntos da Igreja). A organização delas não é nem cronológica nem geográfica ou alfabética mas em ordem decrescente da mais longa (Romanos) à mais curta (Filemon). A exceção é a epístola de Hebreus que foi colocada por último pois alguns questionavam se foi ou não escrita por Paulo. A data e grupo cronológico das epístolas como apresentado é aproximado mas parece consistente com os fatos.
  Uma vantagem em estudar as epístolas em ordem cronológica é que o leitor vê as diferenças nos tipos de problema encontrados na Igreja com o passar dos anos conforme as circunstancias vão mudando. Mais cedo a maioria dos membros é Judeu e os problemas incluem questões sobre a lei de Moisés. Mais tarde quando os membros gentios tem aumentado os problemas envolvem itens da filosofia Grega. Mais cedo a perseguição vem dos Judeus e dos Judaizantes*.  Mais tarde a perseguição veio do Governo Romano.
Essas coisas são visíveis nas epístolas não por uma distinção pontual, mas pela gradual mudança de enfase.
As epístolas de Paulo podem ser divididas em 4 grupos:


1- I e II Tessalonicenses ( 50, 51 D.C. )

2- I e II Coríntios, Gálatas, Romanos ( 55, 57 D.C. )

3- Filipenses, Colossenses, Efésios, Filemon, Hebreus ( 60, 62 D.C. )

4- Tito , I e II Timóteo (64, 65)


 *Judaizantes (Judaizer) é predominantemente um termo cristão, derivado do verbo grego ioudaïzō. Este termo é mais amplamente conhecido por seu uso único no Novo Testamento grego, onde Paulo desafia publicamente Pedro por convulsionar os convertidos gentios ao cristianismo primitivo para "judaizar", também conhecido como o Incidente em Antioquia. Este termo também inclui grupos que reivindicam a necessidade de obediência contínua à Lei de Moisés encontrada nos primeiros cinco livros do Antigo Testamento cristão... https://educalingo.com/pt/dic-en/judaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário